terça-feira, 29 de junho de 2010

Ufanismo ufanista

Voltando essa semana com mais um assunto dentro da Copa.

Hoje, debati muito isso e acho que é um ponto interessante a se discutir.
O Brasil entra num ufanismo incrível quando estamos em Copa, Olimpíadas, etc. Todos vestem a camisa verde e amarela, colocam lenços, arcos, chapéus, tocam cornetas (ou vuvuzelas, agora) e fazem a festa.
"Orgulho de ser brasileiro!"

Orgulho de ser brasileiro? Mesmo?
Em tudo?

Orgulho de ser brasileiro por ter paisagens lindas? Ok.
Orgulho de ser brasileiro por nosso futebol? Ok.
Orgulho de ser brasileiro pelo nosso povo? Ok.
Orgulho de ser brasileiro pela diferença social gigantesca? Acho difícil.
Orgulho de ser brasileiro por pagar impostos absurdos e não ter a infra-estrutura certa em troca? Também acho difícil.
Orgulho de ser brasileiro por ser roubado na cara lavada e não ter em quem votar em toda época de eleições? Acho que não, né?

Pois então. O orgulho de ser brasileiro podia ser colocado de uma forma mais clara na mídia, é uma sugestão. Já que todo esse ufanismo é praticamente imposto, diga que o orgulho é por ter o futebol que só nós temos, ou por isso e aquilo. Se é para impor, imponha correto. Não deixe o povo esquecer o que há de errado e só olhar o lado bom.
Não usar as vendas não impede a felicidade, mesmo que passageira às vezes, mas torna a dura realidade em algo mais "vivível".
Isso não nos impede de vestirmos nossas roupas, nossos lenços, arcos, usar nossas cornetas e fazer festa.

Ao mesmo tempo, não seria legal ligar mais para a seleção fora da época de campeonatos? Para a África do Sul - "oh, a África do Sul é um país legal, queria visitar" - fora da Copa?

Vamos estar atentos a tudo a toda hora! Não precisamos de época para isso.
Vamos ser orgulhosos pelos motivos que temos todo dia. Vamos deixar os olhos abertos para os motivos dos quais não temos esse mesmo orgulho.

Podemos ser brasileiros mais completos. Ou não?

Fica a formiguinha andando no açúcar da vida de vocês para fazê-los pensar. =)

Um comentário:

Rê Coelho disse...

BOA LARI!
É uma questão a se pensar. Por que brasileiro alimenta essa cultura de só ter orgulho do país em época de Copa? Olimpíadas mais ou menos...
Ouvi uma vez a Luciana Gimenes "criticar" uma menina na platéia dela por usar as cores do Brasil "O que você está fazendo de verde e amarelo? Isso é cafona, não estamos nem em época de Copa..."
É esse pensamento que todo mundo carrega?
Eu tenho orgulho de ser brasileira, sim! Com ou sem Copa, com ou sem futebol, com ou sem desigualdade social. E acho que ter orgulho do Brasil é fazer o que se pode pra melhorar as coisas que não estão certas.
Temos potencial! Só precisamos, nós mesmo, explorar da maneira correta. Cobrar dos políticos que cumpram as promessas de campanha, é vestir as cores do Brasil independente de Copa do Mundo, é apoiar a Seleção mesmo que perca, é conhecer o país inteiro, é valorizar o nosso ante o estrangeiro, é não desistir dos valores éticos porque muita gente não os tem...
Um dia a gente chega lá!