Kizomba é uma terminologia Angolana da expressão lingüística Kimbundo que significa"festa".
A expressão Kizomba, como dança nasceu em Angola nos anos 80 em Luanda, após as grandes influências musicais dos Zouks, e com a introdução das caixas rítmicas drum-machine, depois com os grandes concursos que invadiram Angola, desde ai essa expressão se ouvir e manteve, passando pelo Cavalinho, e o kizomba corrida, também nesta época apareceram as kizombas acrobáticas dançada por dois rapazes, mas também é de salientar que as grandes farras entre amigos nos anos 50/70 eram chamadas Kizombadas" porque nesta altura não existia kizomba como expressão bailada e nem musical. Voltando aos anos 50/60 em Angola já se dançava a o Semba, Maringa, Kabetula, Kazukuta, Caduque que deu origem origem a Rebita e outros estilos musicais tipicamente de Angola, mas também outros estilos provenientes de outros continentes, influenciaram música, e a dança, como o Tango, a Plena o Merengue etc., estes eram dançadas nas grandes farras já ao nosso estilo.
Estes estilos de dança outrora eram chamadas danças da "Umbigada"ou danças do "umbigo" só para lembrar que alguns desses estilos têm influências de uma dança portuguesa que se chama "Lundum" que também era dançada a pares, mas que foi proibida de ser dançada porque era considerada dança erótica. Já naquela altura com esses estilos já se fazia nomes nos bailes porque existiam grandes bailadores que também deram uma grande ênfase ao levar estas danças aos bailes, nomes como Mateus Pele do Zangado, João Cometa, e Joana Perna Mbunco, Jack Rumba eram os mais apontados porque estes ao dançarem escreviam no chão, as passadas eram notórias nos seus estilos de exibição ao ritmo do Semba. As passadas como o corridinho a meia-lua e as saídas laterais eram as mais usadas pelos cavalheiros.
Já pararam pra observar, o quanto nossa cultura se parece com a africana ?
Rê Coelho é aquela pessoa chata que acha que entende de todas as Artes só porque faz Produção Cultural. Gosta de reclamar da vida quando está e quando não está de TPM. Ela é a nossa crítica! Se gostou ou se não gostou ou até se não tem opinião formada, a Rê começa a nossa semana dando uma dica do que fez no fim de semana e se arrependeu ou não. Toda segunda é dia da Coluna Cri Cri.
Lari Lev é a típica publicitária que comenta sobre todos os comerciais, quando passam na TV. Apaixonada pela vida, está atenta do pôr-do-sol aos pingos de chuva que caem sobre seu rosto. Louca por futebol, metida a comentarista e marketeira esportiva, crítica de cinema e amante da música e de um bom texto. A Lari falará do que anda rolando no mundo do esporte, da música e por que não uma reflexão da vida em poucas palavras. É só ficar de olho toda 3a no Chuta que é gol!
A Ju Fernandes é universitária do curso de odontologia por profissão, e apaixonada por literatura, teatro, música e é claro: dança. É bailarina por amor e vocação, e estará aqui todas as 4ªs feiras para colocá-los em dia com o mundo da dança; serão postados dicas de espetáculo para o final de semana, videos do youtube, curiosidades e histórias da 2ª arte. Acostumem-se com a Coluna Sacudindo o Esqueleto.
Luka Melero é estudante de cinema e roteirista. Mas o papo aqui é youtubil. Vídeos que podem mudar sua vida ou no máximo disperdiçar dez minutos de sua vida. Portanto toda quinta-feira é dia de Uma câmera na mão e youtube na cabeça.
Durante a semana acontecem centenas de fatos diferentes, nas mais diversas áreas de conhecimento. A cultura envolvida nesses casos "atuais" será explanada por aqui. Afinal, todo mundo tem uma opinião sobre aquele deputado vagabundo que roubou do governo e deu emprego para todos os familiares. O homem é cultura e tudo que ele faz e reflete na sociedade será contemplado neste espaço da coluna Mundo Opinativo, de Letícia Alässe.
Um comentário:
Tem gente que confunde Kizomba com Zouk até hoje. Mal sabem que realmente é apenas uma influência, mas com características bem distintas.
Postar um comentário