sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A gente se esbarra por aí...

Salve salve, olha eu aqui novamente... 

Dessa vez acometido por uma dor de garganta forte que vem me impossibilitando de realizar diversas coisas, apareço aqui rapidamente para os meus comentários semanais. 

Como o assunto não podia ser outro,  os ingressos para o Festival do Rio já estão à venda. Corra para conseguir o seu (a não ser que você pretenda tentar assistir a “Bastardos Inglórios”, do Tarantino, cujos ingressos esgotaram-se em vinte minutos [!!!!]). Mas não fiquem tristes, o filme entra em cartaz em circuito comercial assim que acabar o Festival.

É seguindo essa linha que deixo minha sugestão. Veja os filmes mais bizarros, esquisitos, de lugares exóticos, de títulos estranhos que você puder. A chance é  única e a experiência de assistir a um filme esloveno, por exemplo, é inesquecível. Fuja das sessões de filmes com apego comercial, pois haverão outras oportunidades de assisti-los. Assista aos nacionais. Passe como quem não quer nada em frente ao Odeon e entre sem nem mesmo saber o que está em cartaz ou qual a sinopse do filme. Independentemente do ator principal ser conhecido ou não, é essa a experiência que vale do Festival do Rio. São essas histórias que se contarão aos amigos. São esses filmes que você poderá comentar. Essa é a grande graça do Festival.

Para quem é menos ligado à área e conhece pouco sobre o que seriam filmes comerciais e filmes raros, inúmeros jornaizinhos, encadernações, panfletos e semelhantes estão sendo distribuídos pela Cidade Maravilhosa com programação, dicas, etc.

E quem sabe, a gente não se esbarre por aí. 

Bons filmes (ou não, o que vale é a experiência) pra vocês. 

Sessão Curtas: 

- Em primeira mão: 

Aguarde que em Outubro vem aí mais uma vez a Semana de Promoção do Filme Nacional (ou qualquer título semelhante a isso...). Uma iniciativa da ANCINE junto aos grandes cinemas para se levar os filmes nacionais a preços populares para a grande população. É a oportunidade perfeita pra se ver aquele filme brasileiro que você gostaria de ter assistido, mas perdeu; ou o que você não viu e seu amigo disse que era bom, mas quando você foi ver, já tinha saído de cartaz; ou mesmo reassistir um bom filme falado em nossa língua. Se passar “O Contador de Histórias” pode me procurar no Cinemark em Niterói que estarei lá com certeza. 

- Literatura: 

Aproveitando a onda ufanista e nacionalista desse post, sugiro que se leia alguns contos, ou romances, ou poemas de autores brasileiros, que em nada deixam a dever pros internacionais. Para contos, Veríssimo é o cara; nos romances, Machado de Assis, ou o grande Jorge Amado são minhas sugestões para quem ainda não os leu; poemas, fora Drummond e Bandeira, meu favorito é o gaúcho Mário Quintana. Vale a pena. 

- Música: 

Não tendo ouvido nada de muito novo ultimamente, deixo aqui como sugestão a excelente MPB FM, que traz sempre um competente repertório das melhores músicas nacionais. Em destaque essa semana, a grande aposta da MPB para 2009, Maria Gadú, Ana Cañas, e as novas canções de Zeca Baleiro (“Alma Nova”), e da parceria dos grupos de samba Casuarina e Moinho (que regravaram “Rosa Morena” de Dorival Caymmi). 

Bom, por hoje é só. Volto na semana que vem. 

"No mais, estou indo embora."

Um comentário:

Rê Coelho. disse...

Em primeiro lugar (deixa eu parecer uma pessoa legal), melhoras, Moreno! Dor de garganta ninguém merece!
__
Bom, por mais que eu queira, não poderei ir ao Festival .Meu salário ainda não saiu e quando sair, já não vai ter mais filme nenhum passando. =P
__
Como já comentei uma vez, pessoalmente com você, Moreno, eu nunca tinha visto o Tarantino até alguns dias atrás. Se ele não fizesse tanta questão de vir ao Rio, acho que jamais saberia quem é. Não gosto dos filmes dele.
hahaha
__
Minha parte favorita : Sessão de Curtas. Preciso comentar!!
Fato que serei uma das loucas que fica na fila do Cinemark horas sóo pra ver filmes. Acho até que vou fazer o que nunca consegui : ver mais de um filme. Não vou à aula, falto trabalho e passo o dia fazendo uma das coisas que eu mais gosto nessa vida que é ver filme nacional. xD
E se for um convite, tô lá, também, vendo 'O Contador'. Tô louca pra ver.
__
Se é pra ler escritores nacionais, não posso deixar de fazer a minha propagandinha. Tem uma poetisa maravilhosa, que se chama Morena Rosa, e tem o link aqui do lado. O blog dela é sensacional!!!
__
Não podia deixar de dizer que essa pessoa sempre escreve pra mim. Não é possível!!!!
Casuarina e Moinho cantando 'Rosa Morena' é a coisa mais deliciosa do mundo inteiro!!!
Me derreeeeeto ouvindo João Cavalcanti perguntar 'Aonde vaaaaaaais Morena Roooosa?'
Ô lá em caaaaaaaaaaasa...